Arquiteto, engenheiro ou designer de interiores?

Saiba como selecionar o melhor profissional para o serviço que você precisa

 

1

Após a definição do tipo de serviço a ser realizado (reforma, construção, aluguel, compra, etc), outras dúvidas surgem, principalmente no momento de decidir qual o profissional ideal para a prestação desse(s) serviço(s) em questão. Caso necessite quebrar paredes, tenho que contratar necessariamente um engenheiro civil? Se houver mudança estrutural em conjunto com a decoração de interiores, preciso de dois profissionais de áreas diferentes? E se for uma mudança de layout, quem devo chamar?

Não se desespere, pois abaixo reunimos algumas informações importantes na hora de escolher:

 

  1. Modificação estrutural

3

De acordo com a NBR 16280 da ABNT, norma em vigor desde abril de 2014 e reformulada em 2015, planejamentos e projetos de reformas em empreendimentos devem obrigatoriamente ser assinados por um profissional qualificado. Ela foi elaborada após o desabamento de edifícios históricos no Rio de Janeiro devido a obras irregulares. Por isso, para iniciar uma renovação, é obrigatório ter os Projetos de Reforma e Laudos Técnicos realizados por um arquiteto ou engenheiro. Segurança em primeiro lugar!

 

  1. Estrutural + decoração de interiores

Draftsman Drawing Plan On Blueprint

No caso de mudança estrutural e repaginação da decoração de interiores, para que não seja necessário a contratação de dois (ou mais) profissionais diferentes, a recomendação é optar por um arquiteto, pois ele é qualificado para atuar em ambas as áreas. Pelo perfil da profissão, o arquiteto possui uma preocupação em projetar aliando estética e funcionalidade.

 

  1. Alteração de layout sem reestruturação

5

Para aqueles que querem mudar ou adquirir novos móveis, pintar paredes ou renovar a decoração de maneira geral (sem alterar a estrutura da construção), decoradores e designers de interiores são os profissionais ideais.

A escolha de móveis e objetos decorativos como cortinas, tapetes, mesas, cadeiras, luminárias, vasos, harmonia de cores, poder ser feita por um decorador. Caso seja necessário modificar também o sistema de iluminação, sugerir aplicação de gesso no teto, escolher ou até mesmo criar móveis personalizados, ou seja, reestruturar toda a dinâmica do ambiente, um designer de interiores é mais indicado.

E você pode encontrar todos esses profissionais no Helper! Um aplicativo destinado àqueles que procuram uma consultoria técnica eficaz (CTE) para construir, reformar, comprar terreno, alugar ou comprar apartamento, casa ou espaço comercial.

Assista as instruções aqui: https://youtu.be/poit9tgNlnE

O app está disponível para os sistemas IOS (https://goo.gl/5Iv14n) e Android (https://goo.gl/oFdfRq)

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *