Ampliando espaços pequenos em 5 passos

Truques e dicas para conferir sensação de amplitude a qualquer ambiente

 

A realidade dos imóveis com metragem reduzida está cada vez mais presente no dia a dia. Devido a esse fator, alguns truques foram criados por profissionais da arquitetura e decoração para disfarçar essa falta de espaço. Não há necessidade de se sentir sufocado ou de investir uma fortuna para quebrar paredes e realizar uma reforma. Confira abaixo cinco dicas da arquiteta Tatielly Zammar para transformar ambientes pequenos em espaços aconchegantes e amplos:

 

1. Integração, por favor!


Espaços integrados e multifuncionais são uma boa pedida. A utilização de um mesmo piso em todos os ambientes, cores claras e suaves, além do uso de vidros e de luz natural, são alguns dos truques recomendados pela profissional. Ela afirma que em espaços pequenos, qualquer excesso de informação pode ser prejudicial.

 

2. Tons claros sempre são bem-vindos


Cada cor representa uma informação diferente. Por isso, o ideal é criar uma base neutra, de tom claro para não sobrecarregar, ou então dar preferência para apenas uma cor, de maneira a deixá-la bem marcada no ambiente.

 

3. Superfícies refletidas, sim!


A utilização de espelhos é bastante recomendada, pois refletem a luz, o próprio ambiente e dão uma sensação imediata de amplitude, mas devem ser colocados com cuidado, em posições estratégicas para resultar no efeito desejado. “Escolha espelhos grandes, posicionados em mais de uma parede no mesmo espaço, conferem um efeito de infinito. Quando bem usado, o espelho desaparece do ambiente”, explica Tatielly.

 

4. Mobiliário multifuncional


Na hora de escolher os móveis, a dica é observar as proporções. Portanto, em locais pequenos é aconselhável que o mobiliário também seja reduzido. Uma outra dica interessante para racionalizar o uso dos espaços são os móveis que se transformam, pois desempenham diversas funções, mas utilizam uma mesma área. A arquiteta aconselha também a utilização de mobílias soltas, já que são multifuncionais e podem ser retiradas do caminho quando necessário, como peças em rodízio, tendo as qualidades de serem versáteis e atenderem diversos ambientes.

 

5. Luz é tudo


A iluminação é outro fator importante. Quanto mais claro o ambiente, maior ele fica. De acordo com Tatielly, o uso de luzes diretas e indiretas, aliadas às cores claras e aos espelhos, podem surpreender no resultado.

Para auxiliar você a realizar essas mudanças, contrate um profissional do Helper App. Um aplicativo destinado àqueles que procuram uma consultoria técnica eficaz (CTE) para reformar, comprar ou alugar, visando oferecer as soluções mais adequadas, independente da circunstância.

O app está disponível para download gratuito pelos sistemas IOS (https://goo.gl/5Iv14n) e Android (https://goo.gl/oFdfRq). Em caso de dúvidas na utilização, assista as instruções aqui: https://youtu.be/poit9tgNlnE.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *