Como escolher o piso certo para cada ambiente?

Diversos fatores devem ser considerados na hora de selecionar o melhor revestimento para o chão

Projeto: Patricia Vertuan. Foto: Rodrigo Ramirez

Ao construir ou reformar, uma questão importantíssima surge: qual o melhor piso para cada ambiente? Tá aí uma decisão difícil de tomar, pois envolve muitas pesquisas e análises. De acordo com a arquiteta Patricia Vertuan, são diversos os fatores a serem considerados na hora da especificação: uso do ambiente (residencial, comercial, industrial, etc), tráfego de pessoas (baixo, médio ou alto), conforto térmico (clima), contato com a umidade e metragem do espaço. “Cada um desses aspectos influenciará diretamente na seleção do piso”, diz. Mas, para facilitar, podemos analisar o tema em dois tópicos:

 

Área Social
Por haver um alto tráfego de pessoas, os ambientes sociais devem ser pensados para facilitar a manutenção da limpeza. Os preferidos da arquiteta são os revestimentos mais sofisticados como o mármore e o porcelanato. “Os tamanhos grandes estão em voga e possuem o grande benefício da redução de rejuntes”, explica.

 

Área Íntima
Já os ambientes íntimos precisam de aconchego e conforto. Por isso, os laminados em madeira ou maciços e também os vinílicos são ótimas opções. “A vantagem é que eles aliam qualidade e conforto, aquecendo o ambiente”, detalha Patricia.

Porém, independente do piso selecionado, a arquiteta ressalta a importância da superfície estar plana e livre de umidade, para garantir a perfeita instalação do revestimento. O cuidado com a mão de obra especializada para a colocação também é imprescindível.

Para auxiliar você a escolher os pisos adequados para o uso dos ambientes, o Helper App é ideal. Um aplicativo destinado àqueles que procuram uma consultoria técnica eficaz (CTE) para reformar, comprar ou alugar, visando oferecer as soluções mais adequadas e práticas.

O app está disponível para download gratuito pelos sistemas IOS (https://goo.gl/5Iv14n) e Android (https://goo.gl/oFdfRq). Em caso de dúvidas, assista às instruções aqui: https://youtu.be/poit9tgNlnE.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *