Planejado, modular ou solto?

Saiba como escolher o tipo de mobiliário ideal para a sua casa

 

A tão esperada hora de selecionar o mobiliário chegou, mas com ela vieram também as dúvidas: planejado, modular ou solto? De acordo com o arquiteto Rômulo Macedo, diretor do Studio Lambrequim Arquitetura, o quanto a pessoa quer investir e a necessidade de durabilidade do móvel são questões decisivas. Para auxiliar a compreensão, detalhamos a diferença entre cada um deles:

 

Planejado

Imagem: Sandrin Planejados

Os móveis planejados são aqueles sob medida. Ou seja, eles são feito exatamente de acordo com as proporções do ambiente em que será inserido. “O mobiliário é concebido tendo em vista as dimensões do seu espaço, suas necessidades funcionais e o décor do ambiente”, explica o arquiteto Daniel Cooke, do Estúdio38 Arquitetura. Segundo o profissional, a qualidade do produto, a quantidade de acessórios e opções de acabamentos disponíveis, além da assistência pós-vendas a longo prazo, são as vantagens oferecidas ao optar por esse tipo de móvel.

Também nesse caso, as reais necessidades de quem adquire o produto é que ditam a elaboração do móvel. “É um móvel concebido por meio de um briefing com o cliente e projetado conforme suas reais necessidades, aproveitando cada espaço ao máximo e proporcionando grande satisfação”, esclarece Rômulo.

É altamente recomendado para quem deseja qualidade, peças personalizadas, assistência pós-vendas e principalmente quando o espaço disponível precisa ser aproveitado ao máximo.

 

Modular

Imagem: Meu Móvel de Madeira

Diferentes do planejado, os móveis modulares, como o próprio nome diz, são módulos prontos, produzidos em série, com composições pré-estabelecidas. “Por terem tamanhos definidos podem não produzir o acabamento que se espera em seu espaço se o intuito é o total preenchimento. Porém, são versáteis pois oferecem a possibilidade de escolha da quantidade de módulos, formatos, disposições internas das prateleiras e dos acessórios. Por isso são bem adaptáveis”, detalha Daniel. O arquiteto recomenda sua utilização em caso de fast decor, pois além de serem pronta entrega, possuem características que auxiliam na composição de ambientes desconstruídos, informais, modernos e exclusivos. Também são mais baratos que os móveis planejados.

Aqui, Rômulo faz um alerta. “Muitas lojas de móveis modulares utilizam a frase ‘Móveis Planejados’ para alavancar suas vendas, mas é na instalação do mobiliário é que se enxerga a grande diferença”, diz.

 

Solto

Imagem: Oppa

Daniel explica que os móveis soltos são peças exclusivas, individuais e que podem ser adquiridas prontas ou por meio de um marceneiro com o auxílio de um designer de móveis. Essas peças variam em estilos, acabamentos e usos. “Uma de suas principais vantagens é a versatilidade, pois podem ser multifuncionais. Possuem longa durabilidade e dificilmente será cansativa pela possibilidade de serem reinventadas e reutilizadas diversas vezes em função de sua mobilidade. Elas personalizam e valorizam o ambiente”, conclui.

Para auxiliar você a decidir pelo mobiliário que mais combina com a sua casa, o Helper App é super recomendado. Um aplicativo destinado àqueles que procuram uma consultoria técnica eficaz (CTE) para reformar, comprar ou alugar, visando oferecer as soluções mais adequadas e práticas.

O app está disponível para download gratuito pelos sistemas IOS (https://goo.gl/5Iv14n) e Android (https://goo.gl/oFdfRq). Em caso de dúvidas, assista às instruções aqui: https://youtu.be/poit9tgNlnE.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *