Escolhendo o terreno ideal

Profissionais pontuam aspectos que devem ser analisados antes de tomar a decisão final

 

Projeto: Renato Sabadin

A construção da casa dos sonhos começa pela escolha do terreno ideal. Porém, as características necessárias para concretizar esse objetivo dependem, em primeiro lugar, dos elementos que serão atribuídos à residência. “Só podemos considerar um terreno como ideal quando já temos em mente o que será construído nele, pois existe um terreno apropriado para cada tipo de construção”, comenta o arquiteto Renato Sabadin. Confira abaixo os demais aspectos de um terreno ideal:

 

O sol é essencial

Visita do arquiteto Norimar Ferraro para análise de compra de terreno

A posição do terreno em relação ao sol é de extrema importância, principalmente em Curitiba, onde o inverno é intenso e o índice de umidade é alto. Nesse quesito, a face norte é a mais valorizada. “O conforto térmico das edificações está diretamente relacionado à insolação, ainda mais nos tempos atuais, em que a sustentabilidade se torna uma necessidade. A economia com sistemas de condicionamento de ar é fundamental”, explica o arquiteto Norimar Ferraro. O profissional detalha também que a insolação incorreta pode causar problemas de saúde, pois favorece a proliferação de fungos causadores de doenças respiratórias.

 

Analise a localização

Projeto: Renato Sabadin

Verificar o bairro e a região onde localiza-se o terreno é uma etapa significativa na hora da escolha. “Temos que observar o fácil acesso às vias, proximidades de comércios, meios de transportes. Tudo isso é importante para o dia a dia dos moradores”, descreve Renato.

 

Solicite a Guia Amarela

Estudo de terreno realizado pelo arquiteto Norimar Ferraro

Averiguar a situação legal do terreno também faz parte do processo de decisão, que podem ser podem ser verificados em um documento emitido pelas prefeituras: a Guia Amarela. “A consulta amarela reúne informações legais do terreno referentes a diversos órgãos municipais, como secretarias de urbanismo, meio ambiente, finanças, obras públicas, etc. Nela, pode-se ainda verificar qual o potencial construtivo do terreno”, diz Norimar. De acordo com o arquiteto, o potencial construtivo é a área máxima que a municipalidade permite construir num determinado terreno. Esse potencial varia de acordo com o zoneamento no qual o lote se situa e é definido por meio de um coeficiente chamado “coeficiente de aproveitamento”.

 

Observe se existem árvores

 Implantação de projeto residencial realizado pelo escritório Adesso Arquitetura e Interiores

Segundo as arquitetas Andressa Ferreira e Juliana Loro, do escritório Adesso Arquitetura e Interiores, árvores no terreno podem ser um problema na hora de projetar e construir, pois, dependendo da espécie, a remoção não é permitida, exigindo uma adequação do projeto, o que pode comprometer a construção. Porém, as profissionais também apresentam soluções em caso de árvores que não podem ser retiradas. “Manter o raio de preservação em torno da árvore, elaborando um projeto que converse com a espécie e respeite o crescimento das raízes, da copa e queda das folhas e galhos é uma ótima saída”, esclarecem.

 

O melhor preço nem sempre é a melhor opção
Outro aspecto a ser analisado é o desnível do terreno. “Preste atenção se o terreno está acima, abaixo ou no mesmo nível da rua, para saber por onde a água da chuva vai escoar. Assim, dê preferência aos terrenos que estão no mesmo nível da rua ou um pouco acima”, descreve Renato. Ele ainda orienta que geralmente os terrenos em desnível custam menos e isso acaba atraindo compradores, porém, dependendo da situação, o “barato sai caro” e acaba se tornando uma grande dor de cabeça.

 

A escolha do terreno ideal é um trabalho que deve ser assessorado por um profissional especializado em projetos e para auxiliar você nesse processo, o Helper App é uma ótima opção. Um aplicativo destinado àqueles que procuram uma consultoria técnica eficaz (CTE) para reformar, comprar ou alugar, visando oferecer as soluções mais adequadas e práticas.

O app está disponível para download gratuito pelos sistemas IOS (https://goo.gl/5Iv14n) e Android (https://goo.gl/oFdfRq). Em caso de dúvidas, assista às instruções aqui: https://youtu.be/poit9tgNlnE.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *