Cortina ou persiana, qual a melhor opção?

Saiba como “vestir” cada ambiente de acordo com as funções e estética exigidas

Consultoria realizada pela arquiteta Leila Ton para definição de tecido, modelos e confecção da cortina do hall de entrada.

Cortinas e persianas são elementos importantes no equilíbrio do ambiente, pois, além de complementar esteticamente o projeto de interiores, aquecem o espaço, criam peso ou leveza visual, e controlam a luminosidade. De acordo com a arquiteta Leila Ton, escolher entre uma ou outra depende do contexto que pretende imprimir ao ambiente. “A cortina imprime elegância e aconchego. Ameniza aspectos térmicos e acústicos, e gera volume de tecido, conferindo estilo. A persiana é mais discreta, esbelta e prática, com conotação moderna” explica a profissional.

Ao contrário do que muitos pensam, os dois produtos podem ser utilizados tanto em conjunto quanto separadamente. “Podemos usar a persiana como bloqueador/controlador de luminosidade e a cortina como um acabamento. O importante é sempre considerar o efeito que se deseja obter”, detalha Leila.

Detalhe do varão deslizante e cortina com prega wave. Uma consultoria realizada pela arquiteta Leila Ton.

Alguns aspectos são considerados para definir entre uma opção ou outra: controle/bloqueio de luminosidade; necessidade de proteção do mobiliário, piso e outros itens; privacidade; aspectos térmicos e acústicos; disfarçar elementos arquitetônicos; agregar efeito estético; e custo.

Quando o objetivo é conferir mais “peso” ao ambiente, as cortinas são mais adequadas. “Elas funcionam como uma moldura da paisagem vista pela janela. Também conferem privacidade e proteção dos raios solares, vestindo o ambiente e agregando estilo e elegância”, diz a arquiteta. Diferentes tecidos possibilitam diversas combinações, variando entre lisos, estampados, translúcidos, opacos, encorpados, texturados entre outros. Segundo Leila, a principal observação é escolher o tecido certo para a função certa. Por exemplo: espaços sofisticados pedem tecidos delicados e transparentes.

Detalhe da barra da cortina. Uma consultoria realizada pela arquiteta Leila Ton.

Por possuir um design mais clean e moderno, a persiana confere um visual leve ao espaço. Podem ser verticais ou horizontais, rolôs, romanas e painéis, com materiais diversos como alumínio, madeira, PVC, tecidos translúcidos, tecidos black out, fibra de vidro e telas solares. “São versáteis e elegantes”, afirma Leila.

Cozinhas e banheiros também pedem cortinas/persianas, que servem como acabamento do ambiente e para controle de privacidade e luz solar. “Devem ser usadas com cuidado devido a gordura e umidade”, alerta a profissional.

Para auxiliar você a decidir entre cortinas ou persianas, o Helper App é a opção mais recomendada. Um aplicativo destinado àqueles que procuram uma consultoria técnica eficaz (CTE) para reformar, comprar ou alugar, visando oferecer as soluções mais adequadas e práticas.

O app está disponível para download gratuito pelos sistemas IOS (https://goo.gl/5Iv14n) e Android (https://goo.gl/oFdfRq). Em caso de dúvidas, assista às instruções aqui: https://youtu.be/poit9tgNlnE.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *